terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

História ou Pré-História?

Muitos historiadores associam a concepção de Pré-História ao período em que não havia sido desenvolvido a escrita. Esses historiadores chamados do século XIX, chamados de Positivistas, acreditavam que o passado só poderia ser analisado a partir de documentos oficiais escritos, única fonte capaz de conter a verdade acerca dos fatos históricos. Esse pensamento, elaborado pelos pensadores positivistas, foi que criou essa divisão da História (onde há escrita) e Pré-História (onde não existe a escrita). Hoje em dia a Pré-História é estudada através de outras fontes que não seja a escrita como ossos humanos, vestígios produzidos pelos primeiros habitantes da terra como machadinhas de pedras, lanças, arte rupesttre nos paredões das cavernas e etc.


Os primeiros seres humanos, ao qual somos descendentes, teriam surgido há 150 mil anos. A invenção da escrita (pelos Sumérios), ocorreu por volta de 3.500 a. C. Portanto antes da escrita, é denominado de Pré-História.
Essa concepção de História atualmente mudou, mas ficou marcado o nome Pré-História no calendário histórico. Porém algumas críticas permacenem até hoje com relação ao uso da escrita. Os indígenas brasileiros não desenvolveram nenhum tipo de escrita, portanto, estariam vivendo ainda na Pré-História. Por isso que essa concepção positivista não se sustenta. A verdade absoluta não existe na história como eles imaginavam, nem só os documentos oficiais são os únicos capazes de comprovar a veracidade dos fatos históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário