terça-feira, 23 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Tales de Mileto

Tales, de ascendência Fenícia, nasceu em Mileto (Jônia), colônia grega, na Ásia Menor, onde atualmente é a Turquia. Provavelmente nasceu em 625/624 a. C. e teria falecido também provavelmente em 558 a. C.
 
 
Segundo a tradição, Tales é o primeiro físico grego ou investigador das coisas da natureza como um todo. De suas ideias, no entanto, pouco se conhece; nem há certeza de que tenha escrito um livro. Também não se conhecem fragmentos seus, a não ser sobre o que é apontado por outros filósofos sobre sua filosofia.
Foi o fundador da Escola Jônica, acreditando ser a água a origem de todas as coisas, embora seus díscipulos Anaxímenes e Anaximandro discordassem. Foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao explicar que a Lua é iluminada pelo Sol.
Foi quem iniciou a tentativa de buscar a explicação do princípio único da explicação do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da filosofia e seus argumentos Buscava a verdade da vida na natureza, considerado como defensor do naturalismo.
Tales também era matemático, sendo atribuído a ele algumas descobertas geométricas e comerciante já que a Jônia era um grande centro mercantista.


Tales foi o primeiro filósofo de que se tem notícia, quem pensou racionamente as explicações do mundo e não atribuindo qualquer explicação aos deuses. Alguns o denominam como o pai da filosofia, sendo que a filosofia clássica tem como Sócrates o pai da filosofia. Talvez devemos dar a Tales a parternidade do pensamento que busca respostas de todas as coisas a partir de um único princípio.

Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário