quarta-feira, 7 de setembro de 2022

O Início da Segunda Guerra Mundial

 Idade Contemporânea

O Início da Segunda Guerra Mundial

            Após os terríveis acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, quase nenhum país queria outra guerra, a não ser União Soviética, Alemanha, Japão e Itália. Esses países tinham motivo até que comuns, “expansão de território”, no caso os italianos sob o controle do Ditador Benito Mussolini, queriam se expandir em busca de criar um novo Império Romano; O Império Japonês governado pelo Imperador Hirohito (visto como um Deus pelos japoneses) tinham o objetivo de dominar o pacífico; A Alemanha sob o comando de Adolf Hitler, o Führer do país (Führer em alemão, traduzido para “líder”, “guia” e “condutor”), queria ser um grande Estado que iria ter todos povos germânicos, além de ter seu Espaço Vital “Lebensraum”, tendo um certo sentimento de vingança devido a toda humilhação da Primeira Guerra; A União Soviética no comando do Ditador Josef Stálin, queria se expandir e pregar o sistema socialista.

            Em 1936, o território alemão que fazia fronteira com Holanda e Bélgica na época, estava sendo ocupada pelos franceses, então Hitler pegou o território de volta e armou a fronteira, o que era proibido pelo Tratado de Versalhes (Tratado de Paz da “Primeira Guerra”). Além disso, o tratado não deixava os alemães ter um grande exército e avançado, o que o Führer faz? Investe no exército e aumenta a quantidade de soldados. Em 1938 a Áustria é anexada na Conferência de Munique. Em 1938 a Alemanha também anexou uma parte do território da Tchecoslováquia, como condição que a Alemanha deveria parar de se expandir, o que não foi cumprida, visto que a mesma invadiu a Tchecoslováquia 6 meses depois, com os franceses e ingleses fazendo vista grossa.

Em 1939, o Japão havia conquistado partes da China, Itália invadiu a Albânia e a URSS assinou um pacto de não agressão com a Alemanha, além de mandar suprimentos para a mesma. Hitler queria ligar a Alemanha Ocidental como Oriental, só que havia o corredor polonês entre as duas, o que fez Hitler invadir a Polônia, pois após tentar de forma “pacífica” passar pelo país e não conseguir, a invasão foi o meio que o Führer usou, só que a França e Reino Unido repudiaram a ação e declararam guerra a Alemanha nazista, assim iniciando a Segunda Guerra Mundial.

Com a Alemanha invadindo a Polônia, de forma surpresa a União Soviética invade a mesma pela outra fronteira, então o país é dividido ao meio para as duas potências. Ao mesmo tempo, a URSS inicia a Guerra de Inverno ao invadir a Finlândia.

            Devido a todos os conflitos europeus que estavam acontecendo, os Estados Unidos declararam neutralidade por não querer se envolver nesses conflitos.

 

Referência:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-guerra-mundial.htm

 

João Vitor Dorilêo de Freitas, estudante do 1º ano Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes, Rondonópolis – MT.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário