terça-feira, 5 de outubro de 2021

A história do garfo.

 Idade Moderna

A história do garfo

       O garfo é um utensílio bastante utilizado pela sociedade em geral, principalmente pela ocidental. Segundo dados históricos, o seu uso consta a partir do século XI, quando teria chegado na Europa, especificamente na cidade de Veneza. Mas esse importante utensílio teria sido trado pela filha do Imperador do Império Romano do Oriente, tornando sua utilização bastante comum posteriormente.

        Aos poucos os habitantes da cidade de Veneza passou a utilizá-lo no dia a dia que antes era um objeto das pessoas mais refinadas. Milão e Florença foram as demais cidades por onde se difundiu, espalhando por outras cidades europeias. Na Itália a partir do século XV, era comum as pessoas utilizá-los durante suas refeições.

            Outros países como Portugal, a chegada do garfo teria ocorrido por volta do século XV, XVI, e o mais interessantes é sua utilização por membros da família Real. Outro fato bastante curioso é que a partir do século XVII surge o terceiro dente no garfo, sendo o modelo anterior contando com apenas 2 dentes. Já o quarto dente do garfo como conhecemos hoje teria surgido a partir da metade do século XVII.

            Na Europa, a utilização do garfo inicialmente era pelas famílias reais. Reis e rainhas faziam o seu uso como prova de refino nos costumes e seguir a etiqueta sempre à risca, fazendo honrar o pertencimento a uma monarquia. Todos os monarcas na Europa tinham o conhecimento desse objeto a partir do século XIX e aos poucos eram levados para outros lugares a partir de viajantes ou encontros desses reinados.

            Já no Brasil colônia, não era utilizada pelas famílias, principalmente as tradicionais. Desde os escravos até os senhores de engenho e as famílias mais ricas, era normal todos utilizarem as mãos durante as refeições. Somente ao longo do século XIX, com as viagens de D. Pedro I, a partir do segundo reinado, foram trazidos esses costumes além dos trópicos.

Os costumes se adaptam e difundem ao longo do tempo. Um grande exemplo é o uso do garfo, como se percebeu que surge na Ásia e ao chegar à Europa se difunde rapidamente. Como todo objeto relacionado aos costumes, é utilizado primeiramente pelas famílias reais, fazendo parte da população em geral posteriormente tornando-se popular. Fazendo parte da etiqueta, passado de geração em geração como devia ser manuseado, o garfo é um objeto que faz parte da História por ser presente, principalmente no dia a dia de famílias e pessoas importantes.

Referências:

Conheça a História do garfo e suas características, disponível em: https://revista.sociedadedamesa.com.br/2014/08/na-cozinha-tem-historia-o-garfo/, acessado em 30 de setembro de 2021.

 

Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário