Mercado interno
Com o desenvolvimento da mineração,
diversas atividades econômicas que não se destinavam ao mercado europeu, mas
que atendiam às necessidades da própria colônia, ganharam impulso.
Nas vilas mineradoras, o trabalho de
busca e extração dos metais preciosos não deixava tempo para as atividades de
subsistência. O crescimento populacional e o desenvolvimento das cidades
geraram a procura por alimentos.
Assim, enquanto Minas Gerais se
distinguia na extração do ouro, outras partes da colônia especializaram-se na
produção de alimentos, couro e outros artigos que eram trocados pelo ouro. Essas
regiões passaram a comerciar entre si e surgiu um mercado interno no Brasil colonial. No entanto, esse mercado ainda
estava sob controle da metrópole. Um alvará promulgado por dona Maria I em 1785
proibiu a produção de manufaturas na América portuguesa e impediu o
desenvolvimento desse mercado.
Referências:
VICENTINO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto
mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 7° ano. 1ª ed. São
Paulo: Scipione, 2015. p. 316.
Fred Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário