quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Questão do ENEM 2009.3 comentada - Governo Militar

Enem (2009.3) Governo Militar

Em outubro de 1973, uma nova guerra entre árabes e israelenses acabou deflagrando um embargo dos fornecedores de petróleo ao Ocidente, seguido de brusca elevação de preços, que atingiu duramente o Brasil. A moeda do país era fraca e, na época, produzia-se internamente só um terço do petróleo necessário. A crise revelou a postura ambígua do país sobre a questão ferroviária. Por um lado, era desejável que os meios de transporte não dependessem demasiadamente do petróleo, um combustível cuja disponibilidade passou a ser inconstante, ao sabor da dinâmica política do Oriente Médio.

O preço aumentou e as cotações disparavam ao menor sintoma de crise internacional, o que criava problemas sérios no balanço de pagamentos do país e aumentava a dívida externa. Por outro lado, os governos não conseguiam redefinir o papel das ferrovias na rede de transportes nacional, como forma de suplantar o problema do petróleo.

(Disponível em: www.geocities.com. Acesso em: 4 nov. 2008 – adaptado)

A partir das informações apresentadas, é possível concluir que:

A) o “choque do petróleo”, como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica.
B) a autonomia energética e o isolamento do Basil em relação aos demais países do mundo o livrariam de crises dessa natureza.
C) a solução pela rede ferroviária era inviável devido ao alto consumo de diesel pelas locomotivas e à poluição ambiental.
D) a crise provocou desequilíbrio no balanço de pagamentos porque o Brasil exportava mais petróleo do que importava.
E) a deflagração dos conflitos do Oriente Médio foi motivada pela ganância dos países produtores de petróleo.



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A) o “choque do petróleo”, como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica. A crise do petróleo fez piorar ainda mais as condições que viviam a população brasileiras e suas condições de vida, assim como a instabilidade política no fim do governo militar.
B) a autonomia energética e o isolamento do Basil em relação aos demais países do mundo o livrariam de crises dessa natureza. O Brasil não estava isolado do resto do mundo e também era dependente do petróleo vindo do Oriente Médio.
C) a solução pela rede ferroviária era inviável devido ao alto consumo de diesel pelas locomotivas e à poluição ambiental. Pelo contrário era viável sim a rede ferroviária, assim como funcionou por muito tempo, apesar de sofrer com a alta do preço do petróleo.
D) a crise provocou desequilíbrio no balanço de pagamentos porque o Brasil exportava mais petróleo do que importava. Não tem nenhum dado que possa corroborar com isso, mas observa-se que o Brasil é um grande importador de petróleo.
E) a deflagração dos conflitos do Oriente Médio foi motivada pela ganância dos países produtores de petróleo. Vários foram os motivos que levaram os países produtores de petróleo a fecharem as torneiras, não especificamente a ganância lucrativa desses países.
 


Se você acertou PARABÉNS! Caso contrário espero que os comentários tenham ajudado a entender um pouco mais. Essa é difícil de resolver, devido as palavas "choque do petróleo", diferentemente das conhecidas crise do petróleo. Caso queira alguma questão comentada, deixe nos comentários.   

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