sábado, 11 de abril de 2015

O que vem a ser tecnologia?

 
 
Atualmente, para muitas pessoas, o termo tecnologia está intimamente associado à digitalização cada vez mais intensa e presente nas nossas vidas através do sistema e das redes de informação e de comunicação, softwares, computadores, etc. Ou seja, associam tal conceito às noções de máquina, robótica e informática, atividades de produção de bens materiais e serviços considerados de ponta, altamente desenvolvidos.
 
 
No entanto, a noção de tecnologia é bem mais ampla, como podemos verificar no texto a seguir:

Na  verdade, a tecnologia é um conjunto de conhecimentos específicos, acumulados ao longo da história, sobre as diversas maneiras de se utilizarem os ambientes físicos e seus recursos materiais em benefício da humanidade. Segundo essa definição, a tecnologia abrange desde o conhecimento de como plantar e colher, passando pela fabricação de ferramentas, de pedra lascada ou aço inoxidável, até a construção de grandes represas e satélites. Os pesquisadores que concordam com ela [...] consideram que a tecnologia é tão antiga quanto a própria humanidade. os primeiros hominídeos, assim, só teriam se tornado seres humanos no momento em que passaram a dominar a técnica. Nessa perspectiva, a própria história começaria com a tecnologia.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. SP: Contexto, 2005, p. 286. (Fragmento)
 
 
Toda tecnologia é criada para beneficiar a humanidade segundo o texto acima destacado. A imagem acima mostra instrumentos criados pelo ser humano, com base em conhecimentos adquiridos, para o seu benefício. A tecnologia existe desde o inicio da história humana, portanto não é somente na atualidade que ela passou a existir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário