domingo, 19 de julho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Heráclito de Éfeso

Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade). Nasceu no ano de 540 a. C. e teria falecido em 470 a. C.
 
 
Seu caráter altivo, misantrópico (viveu isolado no templo de Ártemis) e melancólico ficou proverbial em toda a Antiguidade. Desprezava a plebe. recusou-se sempre a intervir na política, orgulhoso por não se relacionar e ser simpático com outras pessoas. Manifestou desprezo pelos antigos poetas e filósofos de seu tempo e até contra a religião. Diziam que se isolava para que ninguém o importunasse.
Sem ter tido mestre, Heráclito escreveu o livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto Jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. Quando criança, afirmava não saber de nada. Já adulto, dizia saber de tudo.
Heráclito é considerado o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira". Para ele, o fogo é a essência de toda a existência.
 
 
Nos últimos anos de sua vida, se isolou nas montanhas, comendo apenas plantas. Ao adoecer, teve de voltar para a cidade, mas expulsou os médicos, não querendo ser atendido por eles. Ao procurar um curandeiro, foi aconselhado a enterrar-se em esterco, onde devido ao calor, faria evaporar a água do seu corpo, o que acabou causando a sua morte.

Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário