domingo, 29 de novembro de 2020

Documentos Históricos - Assurbanipal (Poder e Glória)

 Assurbanipal – Poder e Glória

         Assurbanipal viveu no século VII a. C. e foi um dos mais importantes e poderosos reis da Assíria. Em seu palácio em Nínive, mandou esculpir diversos baixo-relevos com cenas de seus feitos heróicos e gravar citações que enfatizavam seu poder e glória. O trecho abaixo é parte dessas citações:

        Eu sou Assurbanipal, Rei do Universo, rei da Assíria, a quem Assur, o rei dos deuses, e Ishtar, a dama da Batalha, ditaram um destino heróico.

        O deus Negal induziu-me a praticar toda espécie de caçada nos campos, e para meu prazer [...] fui indo adiante [...]. no campo, leões selvagens, ferozes criaturas vindas da montanha, ergueram-se contra mim. Os filhotes de leão eram incontáveis [...] cresciam ferozes e devoravam rebanhos, manadas e gente [...].

        No meu desporto eu segurei [...] pelas orelhas um leão bravio da campina. Com ajuda de Assur e Ishtar [...] atravessei-lhe o corpo com a minha lança.

       Sobre os leões que matei, fiz repousar o arco temível da deusa Ishtar. Ofereci-os como sacrifício e sobre eles derramei uma libação de vinho.

     Os grandes deuses em seu conselho [...] fizeram-me ascender ao sacerdócio, o que foi do meu desejo. As oferendas que eu trouxe lhes deram prazer. Os santuários dos grandes deuses, meus senhores, eu restaurei.

KRAMER, Samuel Noah. Mesopotâmia, berço da civilização. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1983. p.66-72.

Referências:

KRAMER, Samuel Noah. Mesopotâmia, berço da civilização. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1983.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 6° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 146-147.

 

Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário