quarta-feira, 29 de junho de 2022

Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates

 Brasil Colônia

Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.

Causas principais

- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais, entre eles os alimentos. Além disso, muitas pessoas reclamavam da carência de determinados alimentos.

- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

Principais objetivos

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal.

- Defendiam a implantação da República.

- Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior.

- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Por isso, eram completamente a favor da abolição da escravidão e dos privilégios sociais.

Quem participou

            O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, alguns soldados, escravos e ex-escravos.

Os panfletos da Conjuração Baiana

            No dia 12 de agosto de 1798, a cidade de Salvador amanheceu coberta de papéis manuscritos pregados aos muros das igrejas. Os panfletos chamavam a população à luta e proclamavam ideias de liberdade, igualdade, fraternidade e República.

            Um desses panfletos declarava: “Animai-vos Povo Baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo que todos seremos iguais”. Com isso, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Interrogados, eles acabaram delatando os demais envolvidos. Os panfletos e documentos descobertos conclamavam uma revolução para a implantação de uma “República Bahiense” em que “todo serão iguais, não haverá diferenças, só haverá igualdade, e fraternidade popular”. A influência das ideias iluministas era evidente e elas possivelmente ganharam força com a eclosão da Revolução Francesa (1789), da independência dos Estados Unidos (1776) e do Haiti (1791-1804).

 

Referências:

https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/conjuracao-dos-alfaiates-bahia/

 

https://www.todamateria.com.br/conjuracao-baiana/amp/

 

https://m.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm

 

  

Laisa da Costa Oliveira, estudante do2º ano Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes, Rondonópolis – MT.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário