domingo, 18 de julho de 2021

Documentos Históricos - A Odisseia de Ulisses

 A Odisseia de Ulisses

         O trecho abaixo é parte da obra Odisseia, atribuída ao poeta grego Homero. Telêmaco, o personagem citado abaixo era filho de Ulisses, herói que havia lutado na Guerra de Troia e que os deuses impediam de retornar à sua casa, na ilha de Ítaca.

         Ao raiar da Aurora, de dedos rosados, Telêmaco vestiu-se, calçou suas sandálias e pendurou sua espada no ombro.

         Mandou que os arautos avisassem a população de que todos os habitantes da ilha deveriam se dirigir à ágora. E, levando seus cães, encaminhou-os à praça, onde a população estava reunida.

         Ele vinha tão bonito e tão imponente que lhe deram a cadeira de Ulisses, que fazia o papel de um verdadeiro trono.

      Telêmaco então dirigiu-se à assembléia, dizendo que precisava de ajuda de todos os habitantes de Ítaca.

           - De fato – disse ele – uma dupla desgraça abateu-se sobre mim. Perdi meu pai, que outrora foi rei desta ilha e vejo minha casa sendo ameaçada de ruína. Alguns pretendentes à mão de minha mãe, em lugar de falar com o pai dela, de cobri-la de presentes, como é hábito, meteram-se na minha casa já faz muito tempo e estão consumindo nossos rebanhos e nosso vinho de tal maneira, que botam em perigo meu próprio futuro. Sou muito jovem para acabar com isso, peço portanto aos habitantes da ilha que percebam minha aflição e me ajudem.

         Todos se penalizaram com a situação, menos, é claro, os causadores dos problemas de Telêmaco.

            Antínoo, que era um dos mais ousados pretendentes, reagiu violentamente!

         - Como se atreve a falar conosco dessa forma? A culpa pelo que está acontecendo não é nossa. É de sua própria mãe, que não resolve de uma vez com qual de nós vai se casar e fica dando uma porção de desculpas. [...] O que você tem que fazer, já que sua mãe está viúva, é devolvê-la ao pai, e ela que resolva com quem vai se casar.

ROCHA, Ruth. Ruth Rocha conta a Odisséia. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 18-19.

Referências:

ROCHA, Ruth. Ruth Rocha conta a Odisséia. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 6° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 198-199.

 

Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário