quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

A Guerra dos Emboabas

Brasil Colônia

A Guerra dos Emboabas

Durante os séculos XVII e XVIII, descobriram ouro no Brasil, onde hoje se localiza os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A atividade econômica da colônia que se baseava na cana de açúcar ganhava um novo eixo, dessa vez voltada para o interior, devido às missões das bandeiras e entradas, seja no reconhecimento do território, quando ao apresamento de indígenas. E por muito anos, a exploração do ouro foi muito rica e lucrativa para Portugal.

Mas durante esse ciclo econômico, vários conflitos acabaram ocorrendo, por motivações variadas. Em parte, foram causados pela pesada tributação pelo governo português, que se intensificou após a crise enfrentada por Portugal no século XVII. Por outro lado, havia disputas entre grupos de uma mesma região, envolvendo diferentes interesses econômicos e políticos. A Guerra dos Emboabas (1708-1709) foi o primeiro conflito ocorrido nas minas.

Os bandeirantes, primeiros a encontrar o metal precioso na região das minas Gerais, reivindicava a posse daquele lugar contra as pessoas que migravam com o objetivo de também explorar as minas. Sendo assim ocorreu o choque entre os recém-chegados e paulistas, que se julgavam no direito de explorar o ouro sozinhos. 

Os recém-chegados, forasteiros eram conhecidos por “emboabas”, nome dados pelos paulistas para quem vinha de outras regiões diferente de São Paulo para explorar o ouro. Houve uma tentativa dos paulistas de buscar uma interferência junto a Coroa Portuguesa para que só eles realizassem a exploração da minas, mas foi negado. E diante da tentativa de expulsar os forasteiros (emboabas), iniciou esse conflito.

Manuel Nunes Viana liderou as tropas dos emboabas, enquanto o bandeirante Borba Gato os paulistas. Alguns combates foram realizados, sendo o principal e decisivo para o conflito o do Campo da Traição ou conhecida também como “Capão da Traição”, próximo onde hoje é a cidade mineira de Tiradentes, quando após os paulistas terem se rendido com a promessa de que poderiam voltar para São Paulo, foram massacrados a tiros pelos emboabas. Assim ocorreu a derrota dos paulistas.

        A Guerra dos Emboabas trouxe conseqüências para a Colônia, como a criação da Capitania das Minas de Ouro, que passaria a se chamar mais tarde de Minas Gerais, desvinculando de São Paulo. Já os paulistas continuaram a realizar novas bandeiras de prospecção, que resultaram na descoberta de jazidas de ouro próximas a Cuiabá, no Mato Grosso, em 1718, e em uma região localizada no atual estado de Goiás, em 1725.

Referências: 

Guerra dos Emboabas, disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/guerra-dos-emboabas.htm#:~:text=A%20Guerra%20dos%20Emboabas%20foi%20um%20conflito%20entre%20paulistas%20e,da%20explora%C3%A7%C3%A3o%20de%20metais%20preciosos, acessado em 15 de dezembro de 2021.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 7° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.


Fred Costa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário