quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Renascimento

 Idade Moderna

Renascimento

            O movimento renascentista teve início na Itália, mas logo se espalhou por outras regiões da Europa. No norte e centro da Itália, porém, a situação era diferente do restante da Europa. Nessas regiões, onde o feudalismo não exerceu forte influência, encontravam-se as regiões mais urbanizadas de toda a Europa. Nessas regiões, as maiores cidades eram movimentadas pelo comércio, o que gerava um grande fluxo de riquezas. Isso propiciou o enriquecimento de comerciantes e banqueiros e, também, estimulou as atividades manufatureiras.

            Renascimento é a tradução da palavra italiana rinascita, que significa “nascer de novo”. O Renascimento foi um movimento que buscou rever as concepções de mundo que vigoravam até aquele momento. Esse movimento teve início na Itália, mas logo se espalhou por diferentes regiões da Europa. Nessa época, o continente europeu estava passando por grandes transformações sociais, culturais, religiosas, científicas, econômicas e políticas.

            O termo Renascimento foi criado no século XVI para caracterizar uma época de “renovação” em relação à Idade Média: “[...] Os filósofos [...] do século XVI percebiam que viviam em uma nova época, consideravam a época anterior – o período que passou a ser chamado de Idade Média como um tempo de trevas e obscurantismo e, para marcarem sua diferença com esse tempo passado, voltaram-se para o passado mais distante – a Antiguidade. [...] Os próprios intelectuais daquele tempo chamaram a época em que viviam de Renascimento como se na Idade Média não tivesse havido qualquer produção cultural importante. [...] (ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e Humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIV ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992, p. 6-7)

      O Renascimento italiano costuma ser dividido em três principais períodos: Trecento, Quatrocento e Cinquecento. Durante o Renascimento, os humanistas se inspiraram nas ideias da Antiguidade clássica e valorizaram as capacidades do ser humano. Enquanto na Idade Média, o ensino nas universidades eram voltadas para a Teologia, Direito e Medicina, a partir do século XIV, no entanto, alguns estudiosos apresentaram novas propostas no ensino de Filosofia, História, Matemática e Poesia. Dessa forma, os humanistas humanistas, como esses estudiosos ficaram conhecidos mais tarde, iniciaram uma profunda reforma educacional.

         Os humanistas buscavam inspiração nos antigos escritores gregos e romanos. Alguns dos principais valores da Antiguidade clássica foram retomados, como a exaltação das capacidades do indivíduo e a valorização da liberdade individual. Para melhor interpretar os textos dos autores antigos, os humanistas também se dedicaram ao estudo das línguas clássicas: o grego e o latim.

No período medieval, de acordo com o pensamento religioso, Deus era considerado o centro do Universo (teocentrismo). Os seres humanos eram considerados pecadores incapazes de pensar livremente. Durante o Renascimento, no entanto, houve uma valorização das capacidades do ser humano e o fortalecimento do antropocentrismo. Assim, o ser humano passou a ser considerado o mais importante referencial não só nas questões humanas, mas também nas questões universais. Os humanos passaram a ser vistos como seres dotados de potencial criativo, capazes de produzir novos conhecimentos e de transformar a realidade.

Referências:

ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e Humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIV ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 7° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

 

Fred Costa

Um comentário:

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