domingo, 15 de maio de 2022

Documentos Históricos - Americano indígena ou indígena americano?

 Americano indígena ou indígena americano?

            Leia trechos do discurso proferido em 1891 por Thomas J. Morgan, um alto funcionário norte-americano para assuntos indígenas.

Americano indígena ou indígena americano?

            [...] Nos últimos cem anos, o povo deste país despendeu enormes somas de dinheiro em guerras com os índios. [...] A única solução possível para nossos problemas com os índios reside na adequada educação da nova geração. Enquanto os índios permanecerem estrangeiros entre nós, falando línguas estranhas, incapazes de se comunicarem conosco, a não ser através de mediação duvidosa e, frequentemente, tendenciosa, de intérpretes, enquanto eles ignorarem nossos métodos, forem supersticiosos, fanáticos, eles permanecerão em desvantagem na luta pela vida. [...] Uma educação que lhes dê domínio da língua inglesa, que treine suas mãos em tarefas úteis, que desperte neles a aspiração por condições civilizadas, que desenvolva neles uma consciência de poderem alcançar lugares honrosos e que faça nascer neles um patriotismo sincero e permanente, fará deles cidadãos americanos e acabará com as possibilidades de futuros conflitos entre eles e o governo. [...] Nós não devemos nos esquecer que o alvo principal a ser atingido é a civilização dos índios e sua integração na vida nacional e que os agentes para o cumprimento de tal tarefa não são baionetas, mas livros. Uma escola fará muito mais pelos índios do que um forte. [...] Afinal, objetivamos que o os índios americanos se tornem, tão rapidamente quanto possível, americanos índios.

Thomas J. Morgan, Commisioner of Indian affairs, 1891. DAVIE, Emily et al. Profile of America: an autobiography of  the USA. New York: Thomas y Crowell, 1957. p. 97-99. In: Coletânea de documentos de História da América. São Paulo: CENP, 1983. p. 102-103.

Referências:

Coletânea de documentos de História da América. São Paulo: CENP, 1983.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 8° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 177.

 

Fred Costa

 

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