Americano indígena ou indígena americano?
Leia trechos do discurso proferido
em 1891 por Thomas J. Morgan, um alto funcionário norte-americano para assuntos
indígenas.
Americano indígena ou indígena
americano?
[...]
Nos últimos cem anos, o povo deste país despendeu enormes somas de dinheiro em
guerras com os índios. [...] A única solução possível para nossos problemas com
os índios reside na adequada educação da nova geração. Enquanto os índios
permanecerem estrangeiros entre nós, falando línguas estranhas, incapazes de se
comunicarem conosco, a não ser através de mediação duvidosa e, frequentemente,
tendenciosa, de intérpretes, enquanto eles ignorarem nossos métodos, forem
supersticiosos, fanáticos, eles permanecerão em desvantagem na luta pela vida.
[...] Uma educação que lhes dê domínio da língua inglesa, que treine suas mãos
em tarefas úteis, que desperte neles a aspiração por condições civilizadas, que
desenvolva neles uma consciência de poderem alcançar lugares honrosos e que
faça nascer neles um patriotismo sincero e permanente, fará deles cidadãos
americanos e acabará com as possibilidades de futuros conflitos entre eles e o
governo. [...] Nós não devemos nos esquecer que o alvo principal a ser atingido
é a civilização dos índios e sua integração na vida nacional e que os agentes
para o cumprimento de tal tarefa não são baionetas, mas livros. Uma escola fará
muito mais pelos índios do que um forte. [...] Afinal, objetivamos que o os
índios americanos se tornem, tão rapidamente quanto possível, americanos
índios.
Thomas J. Morgan,
Commisioner of Indian affairs, 1891.
DAVIE, Emily et al. Profile of America: an autobiography of the USA. New York: Thomas y Crowell, 1957. p.
97-99. In: Coletânea de documentos de
História da América. São Paulo: CENP, 1983. p. 102-103.
Referências:
Coletânea de documentos de História
da América.
São
Paulo: CENP, 1983.
VICENTINO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto
mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 8° ano. 1ª ed. São Paulo:
Scipione, 2015. p. 177.
Fred Costa
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