quarta-feira, 25 de maio de 2022

Indígenas na América do Norte

 Idade Contemporânea

Indígenas na América do Norte

         Quando os ingleses chegaram à América do Norte, milhões de indígenas já a habitavam. A população indígena da América do Norte era composta por diferentes povos, como os omahas, os pawnees, os iowas e os sioux. Cada um desses povos tinha seu próprio modo de vida, sua forma de organização social e seus costumes.

            Os sioux, um dos povos indígenas mais numerosos, dedicavam-se principalmente à caça como meio de subsistência. A carne do bisão era muito importante em sua alimentação. Desse animal, os sioux também extraíam a pele, que era usada na confecção de tendas, roupas e calçados.

            Em poucas décadas de colonização, o número de indígenas caiu drasticamente, pois muito deles foram mortos durante as guerras de conquista ou por causa da disseminação de doenças trazidas pelos europeus. Leia a seguir o relato de um indígena, escrito originalmente em inglês, sobre a conduta dos colonizadores.

         Buscaram por todos os lados bons terrenos, e quando encontravam um, imediatamente e sem cerimônias se apossavam dele; nós estávamos atônitos, mas, ainda assim, nós permitimos que continuassem, achando que não valia a pena guerrear por um pouco de terra. Mas quando chegaram a nossos territórios favoritos – aqueles que estavam próximos das zonas de pesca – então aconteceram as guerras sangrentas. Estaríamos contentes em compartilhar as terras uns com os outros, mas esses homens brancos nos invadiram tão rapidamente que perderíamos tudo se não os enfrentássemos... Por fim, apossaram-se de todo o país que o Grande Espíritos havia dado...

Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 58. (Repensando a História).

            Desde a chegada dos europeus, o povo sioux e seus descendentes vêm lutando para manter suas terras e seus direitos nos Estados Unidos. Em 1851, foi estabelecido um acordo entre o governo e os sioux para delimitar as terras que seriam ocupadas por eles. Foram criadas então reservas sioux nos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebrasca e Motana.

Como os conflitos por terras não acabaram e pelo fato de minérios terem sido descobertos na região, outros acordos foram criados, diminuindo cada vez mais as terras dos sioux. Atualmente, eles detém apenas alguns territórios áridos e inóspitos, no estado de Dakota do Sul. Os sioux se dividem em três grupos principais: dakotas, nakotas e lakotas. De acordo com dados do ano 2000, os sioux formam uma população de aproximadamente 153 mil pessoas.

Referências:

Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 58. (Repensando a História)

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 8° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

 

Fred Costa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário