ESA (2012) Tratados
Ao longo dos século XVI, XVII e XVIII o Brasil estendeu consideravelmente seu território, o que obrigou o estabelecimento de novos Tratados de Limites entre os Reinos Ibéricos. Neste sentido, podemos afirmar que
a) o Tratado de Madri de origem
às Guerras Guaraníticas.
b) ficou estabelecido, no Tratado
de Santo Ildefonso, o princípio do Uti possidetis.
c) Portugal, pelo Tratado de
Badajós, assumiu o controle sobre o território da Guiana.
d) o Tratado de Utrecht, de 1713,
reconheceu a posse da Colônia de Sacramento por Portugal.
e) o Tratado de Pardo reconheceu
o direito exclusivo de Portugal navegar pelo rio Amazonas.
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
a) o Tratado de Madri de origem às Guerras Guaraníticas. Pelo Tratado de Madri, Portugal assume o controle dos Sete Povos das Missões, porém os índios guaranis se recusaram abandonar a região, dando origem às Guerras Guaraníticas.
b) ficou estabelecido, no Tratado de Santo Ildefonso, o princípio do Uti possidetis. O Tratado de Santo Ildefonso, Portugal renuncia à região dos Sete Povos das Missões em troca da Ilha de Santa Catarina.
c) Portugal, pelo Tratado de Badajós, assumiu o controle sobre o território da Guiana. No Tratado de Badajós, Portugal reconheceu a dominação espanhola sob Sacramento.
d) o Tratado de Utrecht, de 1713, reconheceu a posse da Colônia de Sacramento por Portugal. A França assumiu o controle da região das Guianas.
e) o Tratado de Pardo reconheceu o direito exclusivo de Portugal navegar pelo rio Amazonas. O Tratado do Pardo anulou a cláusula do Uti possidetis antes estabelecido pelo Tratado de Madri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário