sexta-feira, 3 de abril de 2020

Primeira Guerra Mundial - Motivos que levaram a 1 Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial


Motivos que levaram a 1ª Guerra Mundial 


A Primeira Guerra Mundial, ocorrida em 1914 – 1918 com conflitos no território Europeu, causando a morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas. Conhecido a época como a Grande Guerra, colocou as grandes potências do momento em campos opostos. Alguns motivos que levaram a esse conflito foram enumerados da seguinte forma:

Conflitos Imperialistas



       Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e financeiro levaram a novas demandas: mercado consumidor e matéria-prima. Esse fato mais conhecido como neocolonialismo, em muito se distanciava do colonialismo do século XVI, devido a inexistência dos Estados Absolutistas e a economia mais liberal. Ásia, África e Oceania foram alvos de disputas das principais potências, sendo necessária a realização de uma Conferência em Berlim (1884 – 1885) até se chegar num entendimento entre os países participantes, mesmo assim não eliminou as rivalidades e tensões.

Nacionalismos

       O forte sentimento nacionalista entre as potências, despertando a idéia de superioridade das nações imperialistas. Isso aumentava ainda mais as rivalidades, fazendo com que ocorresse uma corrida armamentista. Os principais movimentos nacionalistas eram:

Pan-eslavismo: união de todos os povos eslavos, liderados pelo Império Russo;
Pangermanismo: união de todos os povos germânicos;
Nacionalismo inglês: os ingleses achavam superiores aos demais países;
Revanchismo francês: sentimento revanchista francês contra a Alemanha por ter tomado a região da Alsácia-Lorena, rica em minérios durante a guerra Franco-Prussiana (1870 – 1871).

Alianças Militares



      Com o intuito de se defenderem, as potências formaram alianças de caráter militares e econômicas. Em 1892, a Itália aderiu a aliança do Império Austro-Húngaro com o Império Alemão, formando assim as potências centrais ou Tríplice Aliança. Posteriormente com a saída da Itália, o Império Otomano passou a fazer parte.
     A conseqüência da formação da primeira aliança, França, Inglaterra e Império Russo em 1907, formaram o grupo dos Aliados da Entente ou Tríplice Entente, sendo que após a saída do Império Russo, os EUA passou a fazer parte.

Atentado de Saravejo



Percebe-se que a Europa tinha se tornado em um verdadeiro barril de pólvora. Em 28 de Junho de 1914, Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, foi assassinado em Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina por um estudante nacionalista sérvio Gravilo Príncip. Acusado de participar de um grupo terrorista denominado “Mão Negra” (sociedade secreta que defendia o pan-eslavismo) e teria o apoio do governo da Sérvia, levando a uma série de acusações com o Império Austro-Húngaro até culminar em uma série de declarações de guerra.

Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário