terça-feira, 14 de abril de 2020

República Velha - Transformações econômicas na República Velha devido a 1 Guerra Mundial e Quebra da Bolsa de Nova York

República Velha


Transformações econômicas na República Velha devido a 1ª Guerra Mundial e Quebra da Bolsa de Nova York 

            Durante o século XIX, período que o Brasil era Império, inseriu-se ao capitalismo como grande exportador. Principalmente a partir da metade do século XIX. Com o advento da produção cafeeira, vendia-se para o mercado consumidor europeu e americano. Porém, era um grande importador de produtos industrializados, haja vista possuírem poucas indústrias.


Mesmo recebendo uma grande soma de investimentos e empréstimos estrangeiros, oriundos da Inglaterra, tais recursos não foram destinados à industrialização do país. Esses capitais foram investidos em melhorias para o país, como a instalação de estradas de ferro e serviços públicos como abastecimento de água, rede de esgoto e iluminação pública. Poucas pessoas foram beneficiadas com essas medidas e a maioria da população continuou vivendo em situações precárias.

Com a Proclamação da República, a produção cafeeira cada vez mais aumentava, tornando São Paulo em um grande estado produtor. A política nacional era comandada por esses agentes, donos de muitas propriedades produtoras de café, que voltavam seus interesses e ajudas econômicas para o campo. Essa forma de política fez com que essas elites agrárias permanecessem no poder por mais de 30 anos no que viria a ser chamada de “Política dos Governadores” ou “República do Café com Leite”.

Quando ocorre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), todas as indústrias dos países europeus envolvidos se voltam para a produção de armas, munições, fardamentos e suprimentos. O Brasil deixava de importar como antes vinha ocorrendo, surgindo aí uma grande oportunidade para investir na indústria nacional. Cabe destacar a vinda dos imigrantes que trabalhariam nessas fábricas e indústrias, sem uma moderna legislação trabalhista, sofrendo com intensa jornada de trabalho, baixos salários e locais insalubres.



A sociedade industrial brasileira, que se fortaleceria na década de 1920, buscaria uma maior participação política. Movimentos como o tenentismo, se somariam aos comerciantes contra os oligarcas, detentores do poder.

A Quebra da Bolsa de Nova York (1929) trouxe uma grande crise econômica para o Brasil. o preço do café que despencava, diminuiu as exportações, levando muitos agricultores a falência. Mesmo com as medidas por Vargas, como a queima do café, fazendo subir o seu preço, mostrou a necessidade de mais investimentos na indústria nacional, iniciada muitos anos antes graças aos recursos derivados da exportação do café.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIAS, Adriana e GRINBERG, Keila. Vontade de Saber História, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História: ensino fundamental. 1ª ed. São Paulo: Rideel, 2010.



Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário