sábado, 24 de outubro de 2020

Documentos Históricos - O culto aos deuses Astecas

 Documentos Históricos - O culto aos deuses Astecas

           A história da humanidade é repleta de exemplos de povos que, em razão das dificuldades impostas pela natureza, desenvolveram diferentes meios tecnológicos para aproveitar os recursos disponíveis. Além disso, muitos deles depositaram suas crenças em divindades que julgavam ser responsáveis pelo sucesso das colheitas.

           Os astecas, povo mesoamericano que se desenvolveu em uma região de clima predominantemente seco, são um desses exemplos.

          Coatlicue é a deusa asteca reconhecida como a “Mãe dos Deuses”. Ela é frequentemente associada com o fogo, fertilidade, do parto, da vida, da morte e dor e nascimento. Coatlicue era conhecido pelos Astecas como uma Deusa Mãe amorosa, que deu à luz a Lua e às estrelas, ao Sol, assim como aos outros deuses do Panteão.

          Xochipili era a deusa da primavera, música, do amor, da arte, jogos, beleza, dança, juventude na mitologia asteca. Seu nome significa flores.

        Chalchiutlicue é a deusa dos lagos, rios e chuvas. Também é patrona dos nascimentos e desempenha um papel importante nos batismos dos astecas. É muito importante culturalmente, pois a pesca e outras atividades envolvendo a água como a natação dependiam da vontade dela.

            Huehueteotl esta relacionado na mitologia ao fog, sendo que sua imagem também é retratada com outros formatos nas esculturas de pedras.

        Percebe-se que a relação com o aspecto climático da região onde habitavam os Astecas esta relacionada ao culto dos seus deuses, assim como muitos outros.

Referências:

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 6° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 93.

 

Fred Costa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário