Idade Contemporânea –
Estado Liberal Burguês
Estado Liberal Burguês versus Socialismo
Após a queda de Napoleão, surgiu na
Europa um imbróglio na sucessão do governo francês. O rompimento com a nobreza
e a implantação de uma ordem social, denominada liberal burguesa, inaugurou
novos parâmetros, onde o poder econômico passou a determinar o status social
dos indivíduos em detrimento da origem de nascimento, definindo a forma de
estruturação das sociedades capitalistas contemporâneas.
A realidade política e social em
todos os países europeus era bem diferente do que tinha sido até o século
XVIII. Grande parte da burguesia havia chegado ao poder não só na Inglaterra,
mas em quase todos os países europeus. Assim, essa classe social que antes era
revolucionária passou a ser alvo de manifestações de outros grupos sociais que
permaneciam fora do poder como alguns setores médios e as camadas populares
urbanas.
Na França a Revolução Liberal de
1830 unindo burgueses e populares derrubaram o rei Carlos X. Essas
manifestações, com idéias liberais que contestaram as decisões impostas no
Congresso de Viena. O trono francês foi assumido por Luís Filipe de Orléans,
que ficou conhecido como “o rei burguês”. Restabelecia-se o regime monárquico
liberal que assegurava aos burgueses a condução dos negócios do Estado.
Mesmo após a mudança de governo na
França, os trabalhadores urbanos continuavam a levar uma vida degradante. Nos
chamados “banquetes” – Reuniões populares com distribuição de comida e
divulgação das idéias socialistas – a palavra de ordem era “revolução” e “fim
da monarquia”. Em 1848 eclodiria uma revolução, surgindo a Segunda República
Francesa.
Os trabalhadores que se sentiam
explorados e cientes da sua força como classe, fez com que se desenvolvesse uma
ideologia que contrasta com o liberalismo burguês: o socialismo. Os socialistas
se dividiam em: reformistas ou utópicos, revolucionários ou científicos e
anarquistas. O modelo político de uma sociedade seria com a intervenção
consensual e autonomia comunitária.
Referências:
MAGALHÃES,
Gustavo de; HERMETO, Miriam. História. 8°
ano: Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2016.
SCHENEEBERGER,
Carlos Alberto. Manual compacto de
história: ensino fundamental. 1ª ed. São Paulo: Rideel, 2010.
VICENTINO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto
Mosaico: história – anos finais (ensino fundamental). 1ª ed. São Paulo:
Scipione, 2015.
Fred Costa
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