terça-feira, 5 de maio de 2020

Idade Moderna - A Conquista do Império Asteca


Idade Moderna – Conquista da América


A Conquista do Império Asteca

   Os astecas vieram do norte da Mesoamérica e fixaram-se na região central do México. No ano de 1325, eles ocuparam uma ilha no lago de Texcoco e fundou a cidade de Tenochtitlán, eles eram guerreiros e conquistaram outros povos que viviam na região, obrigando-os a pagar tributos em forma de ouro, alimentos ou produtos como tecidos, cacau e algodão.

  Dessa forma, os astecas acumularam muitas riquezas, organizaram um poderoso exército e continuaram a expandir seus domínios. Em menos de 200 anos, os astecas já haviam formado um poderoso império.


      Os astecas eram politeístas, acreditavam em vários deuses, e para agradá-los faziam sacrifícios: “[...] Segundo a crença [astecas], no início do mundo, os deuses tinham dado seu próprio sangue para que o Sol se movesse. Portanto, exigiam sangue humano para manter o mundo em funcionamento. Como o sangue é o princípio da vida, apenas o sangue poderia manter o tempo andando. Sem os sacrifícios, o mundo terminaria. Assim, faziam guerra especialmente para capturar prisioneiros e ofertar seu sangue nos templos”. (KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996, p. 20)

    Com a chegada de Cristóvão Colombo em 1492, vieram logo após diversos conquistadores, interessados em riquezas como ouro e prata. Porém, para obter esses recursos minerais, foi preciso muita devastação e mortes a população nativa. Os colonizadores se apossaram de suas terras e escravizaram-nos.

       A conquista do Império Asteca pelos espanhóis foi comandada por um jovem oficial espanhol chamado Hernán Cortez. Com a notícia de sua chegada, Montezuma recebeu-o hospedado em seu palácio. Aproveitando-se disso, prenderam o imperador obrigando-o a contar onde estava escondido o tesouro asteca. Logo após, desencadeou-se um conflito culminando com a destruição da civilização asteca.


Devido à superioridade bélica dos espanhóis com armas de fogo, canhões e a velocidade do cavalo, fez com que fossem imbatíveis durante as batalhas. Também havia muitos escravos no Império Asteca, sendo os espanhóis vistos como libertadores, formando alianças contra os Astecas. Alguns historiadores citam que os nativos viam os espanhóis ao chegarem em gigantes barcos como deuses. Soma-se a isso o fato de possuírem tecnologias de guerra para a época e a velocidade com que submeteram a civilização asteca.

Referências: 

KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 7° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário