quarta-feira, 20 de maio de 2020

Revolução Industrial - Os fatores que impulsionaram e as consequências da Revolução Industrial


Revolução Industrial


        Os fatores que impulsionaram e as conseqüências da Revolução Industrial

       No século XVIII várias revoluções ocorreram pelo mundo: Revolução Industrial (1750), Revolução Americana ou Independência das 13 Colônias (1776) e a Revolução Francesa. Todas foram muito importantes para a mudança do curso da história geral. Suas contribuições nós sentimos até os dias atuais devido aos princípios por elas defendidas.

    A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e ocasionou grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais na Europa. Muitos aspectos que podem ser observados na atualidade tiveram origem nessa época, como a mecanização do trabalho, o crescimento da industrialização e a formação da classe operária.


    A introdução de importantes inovações tecnológicas na Inglaterra, como a máquina de fiar, a máquina a vapor e o tear mecânico dariam início a Era Industrial. Essas inovações acabaram provocando grandes transformações no modo de organização do trabalho. A vida de várias pessoas mudou com esse novo modo de produção

       A Inglaterra saiu na frente devido a vários fatores. O acúmulo de capitais por parte dos burgueses, por meio da exploração comercial das colônias na América e África, pôde direcioná-los a criarem fábricas, iniciando o processo industrial. Com o cercamento das terras comunais, vários camponeses partiram para a cidade em busca de trabalho, disponibilizando mão de obra para as novas indústrias. Por último, a abundância de minérios como carvão e ferro.

     Várias mudanças na sociedade ocorreram. Os trabalhadores do campo de antes que utilizam o tempo do sol ou clima como noção de tempo, passou a basear-se no relógio. As condições de trabalho eram péssimas. Uma jornada de trabalho em mais de 14 hortas, baixos salários e locais insalubres era o que os operários agüentavam. Porem surgia uma nova classe “média” ligadas às atividades industriais, comerciais e financeiras.


Tudo isso contribuiu para o surgimento do capitalismo, sistema socioeconômico em que os meios de produção e o capital (dinheiro) de propriedade privada (donos, burgueses). Os trabalhadores (proletariado ou população) vendem sua força de trabalho em troca de salários, sistema esse, usado até hoje. Muitos acusam o capitalismo pela exploração do assalariado e desigualdade social, pelas suas ideologias.

Referências:

Enem – Geografia e História. São Paulo: Edicase, 2019.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 8° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário