Enem
(2014.3) Brasil Império (Guerra de Independência)
Eu gostaria de entrar nua no rio, mas estou
aqui entre homens, somos todos soldados. Os portugueses de uma canhoneira
bombardearam Cachoeira, então um bando de Periquitos, e entre eles eu e mais
cinco ou seis mulheres, entramos no rio, de culote, bota e perneira, capa
abotoada e baioneta calada. Pensei outra vez no sítio. Ali tudo era cálido, os
panos convidavam ao sono. Aqui, luta-se pela vida, pela Pátria. Minha baioneta
rasga o ventre de um português que não quer reconhecer a Independência do
Brasil gritada, lá no Sul, pelo Imperador D. Pedro.
(MARIA QUITÉRIA, s/d.
Disponível em: www.vidaslusofonas.pt. Acesso em: 31
jan. 2012)
A análise do texto
revela um processo de emancipação política do Brasil que supera o marco do
Grito do Ipiranga e da figura de D. Pedro I, pois a luta pela independência:
A) foi conduzida por um exército profissional.
B) ficou limitada a disputas e acordos políticos.
C) fomentou movimentos separatistas do Sul do país.
D) contou com a participação de diversos segmentos sociais.
E) consolidou uma idéia de pátria que excluía a herança
portuguesa.
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE PENSE
A) foi conduzida por um exército profissional. Mesmo contando com um exército profissional mercenário que D. Pedro teve que recorrer para garantir a independência, na análise do texto não consta essa informação.
B) ficou limitada a disputas e acordos políticos. Conforme a análise do texto, mostra que várias pessoas inclusive mulheres lutaram pela independência do Brasil.
C) fomentou movimentos separatistas do Sul do país. No texto cita a independência ocorrida no Sul do país, não movimentos separatistas, e movimentos esses que somente ocorreram 5 anos depois.
D) contou com a participação de diversos segmentos sociais. A Guerra de Independência, para afirmar que o
Brasil tinha se separado de Portugal, contou com diversos segmentos da
sociedade, da elite até os mais pobres, homens e mulheres, todos lutando em
prol de um Brasil independente.
E) consolidou uma idéia de pátria que excluía a herança portuguesa. O texto relata a luta de mulheres pela independência do Brasil. esse sentimento de pátria não aparece expressa no texto.
Se você acertou PARABÉNS! Caso contrário espero que os comentários tenham ajudado a entender um pouco mais. As questões que tratam do período Brasil Império não são difíceis e os textos de apoio quando lidos com atenção, mesmo se não souber do conteúdo ajudam na resolução. Mas não deixem de estudar e ler bastante. Caso queira alguma questão comentada, deixe nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário