As fases da Revolução Industrial e suas novas tecnologias
A Revolução Industrial não foi um
evento abrupto, claramente localizado no tempo e no espaço. Ao contrário, foi
um longo processo, com dinâmicas que tiveram início muito antes do século XVIII
e que até os dias de hoje ainda não se encerraram. Segundo algumas pesquisas,
até meados do século XVIII, a China e a Índia estavam à frente da Europa no uso
de tecnologia.
A primeira fase da Revolução
Industrial, ou Primeira Revolução
Industrial (1760-1850), foi marcada pela substituição da manufatura (produção
manual) pela maquinofatura (produção com uso de máquinas). Nessa época, a
indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu, ao lado da siderurgia.
Além da maquinofatura, as inovações
tecnológicas atingiram também os transportes, com a invenção do barco a vapor
(1805, Estados Unidos) e da locomotiva (1814, Inglaterra).
Na segunda fase da Revolução
Industrial, ou Segunda Revolução
Industrial (1850-1960), o processo de industrialização se acelerou com a
difusão do uso do aço, a descoberta de novas fontes enérgicas (o petróleo e a
eletricidade) e a modernização do sistema de comunicações. As indústrias se
difundiram pelo continente europeu (Bélgica, França, Itália, Alemanha, Rússia),
além de chegar aos Estados Unidos, ao Japão e outros países.
A partir de 1960, aproximadamente, novas
transformações tecnológicas e produtivas deram origem à denominada terceira
fase da Revolução Industrial, ou Terceira
Revolução Industrial. O desenvolvimento da microeletrônica possibilitou
avanços na Informática, nas comunicações e na robótica. A Biotecnologia, por
meio da Engenharia genética, possibilitou o aumento na produção de alimentos e
a descoberta de novas terapias. Já a química fina, por meio de novas ligas,
possibilitou a criação de materiais leves, ultrafinos, condutores, etc.
Os efeitos dessas transformações são sentidas até
hoje, com a informatização da economia e o avanço das tecnologias de
comunicação (telefonia, celular, internet e outras).
Referências:
VICENTINO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto
mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 8° ano. 1ª ed. São
Paulo: Scipione, 2015. p. 104-105.
Fred Costa
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