terça-feira, 26 de maio de 2020

A expansão de Roma


Roma Antiga


A expansão de Roma

   No período Republicano, o Estado Romano expandiu seu território para toda a Península Itálica. Seja de forma agressiva ou acordo político, os diferentes povos que habitavam a península foram dominados. As guerras travadas com os povos vizinhos garantiram aos romanos terras para a agricultura, o controle de rotas comerciais, soldados para o exército novas fontes de renda, pois os territórios conquistados nas guerras eram obrigados a pagar tributos.

       O relato de Aulo Hircio, militar e escritor durante a república romana, sobre a conquista da Gália sob o comando do general Júlio César: “Foi a chegada de César por todos os municípios e colônias acolhida com honras e afeições incríveis. Chegava ele então pela primeira vez depois de concluída aquela guerra da Gália inteira. Nada se omitia do que podia excogitar-se [imaginar] para ornamento das portas, dos caminhos, de todos os lugares, por onde tinha de passar. Saía-lhe ao encontro toda a multidão com os filhos [...], levantavam-se mesas nas praças e nos templos, de modo que podia ser por ele de antemão fruída a alegria do mais almejado triunfo”.


     O avanço dos romanos até o sul da Península Itálica até chegar a Cartago no norte da África, uma grande potência comercial marítima situada no norte da África. Era estratégica para os romanos a sua conquista para dominar o comércio principalmente do Mar Mediterrâneo, abrindo caminhos para outras conquistas séculos depois. As famosas Guerras Púnicas (os cartagineses eram chamados de puni pelos romanos) iniciadas em 264 a. C. e finalizadas apenas em 146 a.C. transformaram Roma em uma potência à época elogiada pelo historiador Políbio. No mesmo período, os exércitos romanos avançaram em direção ao Mediterrâneo Oriental e dominaram o Egito, a Síria, a Macedônia, a Grécia, a Ásia Menor e a Judeia.
      


      Políbio (203 a. C. – 120 a. C.) foi um historiador Grego, que escreveu “Histórias”, importantes eventos históricos do mundo Mediterrâneo, e as civilizações existentes ao seu redor. Era comum nesse período, os historiadores escreverem a história conforme seu pensamento e emoções, diferentemente do processo utilizado atualmente pelos historiadores. Em mais de 40 livros, sendo que apenas cinco chegaram inteiros à nossa atualidade. Um deu seus livros narra as conquistas Romanas na Península Itálica e a conquista de Cartago, sendo que em vida presenciou a conquista final

     Sua impressão final sobre a conquista dos romanos se deve a uma mistura de regras e normas próprias dos romanos e de outros países helenísticos. Sua opinião presente em seu livro demonstra não só a admiração pelos romanos, mas também pela história da Grécia Antiga. A descrição utilizada em seus livros, nos faz perceber com clareza determinados eventos da guerra, tornando a história mais rica em detalhes.

Referências:

Políbio. História. Brasília: Unb, 1985.

Projeto Araribá: história. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2014.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário