sábado, 9 de maio de 2020

Governo Militar - A gente não sabemos escolher presidente [...] Inútil


Governo Militar


A gente não sabemos escolher presidente [...] Inútil

      A música “Inútil”, interpretada pela banda Ultraje a Rigor, foi composta por Roger Moraes e divulgada no ano de 1985. A letra da canção era totalmente apropriada para a época, pois o país passava pelo momento das Diretas Já. Este evento político desejava eleições diretas para presidente.


     O presidente da época, Figueiredo, continuava com a proposta do seu antecessor a chamada “abertura lenta, gradual e segura”. Para pressionar o governo militar, o deputado Dante de Oliveira apresentou na Câmara dos Deputados uma emenda à constituição propondo eleições diretas para presidente em janeiro de 1985. Essa proposta garantia que a população votasse em presidente ao contrário do que vinha ocorrendo, já que a eleição para presidente era indireta.

      Como a oposição não tinha votos suficientes para a aprovação da emenda constitucional no Congresso Nacional, foi preciso recorrer a mobilização popular tentando sensibilizar deputados e senadores. Esse movimento assumiu grandes proporções nunca antes visto. A Campanha pelas Diretas Já ganhou as ruas de várias cidades do país sem a participação de diversas lideranças do país.

     Os comícios, passeatas entre outras manifestações, conforme o IBOPE tenha aprovação de 84% da população brasileira. Mesmo contando com amplo apoio popular, a emenda brasileira. Mesmo contando com amplo apoio popular, a emenda constitucional não foi aprovada por poucos votos. Ficou garantido que a eleição para presidente seria indireta.

  “A gente não sabemos escolher presidente”, conforme a letra da música visou um hino nas ruas. Apesar da forte influência dos militares na cultura, praticando a censura quando lhe convém, a música conseguiu ser divulgada projetando a banda ainda mais. A letra que tinha um viés de protesto conforme o seu compositor teve uma imensa importância naquele conturbado momento político:

A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nós é indigente

Inútil
A gente somos inútil (4x)

A gente faz carro e não sabe guiar
A gente faz trilho e não tem trem pra botar
A gente faz filho e não consegue criar
A gente pede grana e não consegue pagar

Inútil
A gente somos inútil (4x)

A gente faz música e não consegue gravar
A gente escreve livro e não consegue publicar
A gente escreve peça e não consegue encenar
A gente joga bola e não consegue ganhar

Inútil
A gente somos inútil (4x)

Referências: 

Inútil, disponível em https://m.letras.mus.br/ultraje-a-rigor/49189/ acessado em 09 de maio de 2020.

MAGALHÃES, Gustavo Celso; HERMETO, Miriam. História, 9° ano, Ensino Fundamental, livro 2. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2017.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário