sexta-feira, 1 de maio de 2020

Idade Média - A condenação da usura pela Igreja na Baixa Idade Média


Idade Média


A condenação da usura pela Igreja na Baixa Idade Média

      Segundo os evangelhos, a Igreja foi instituída pelo próprio Jesus Cristo, que teria dito a seu apóstolo Pedro: “Tu és pedra, e sobre ela erguerei minha Igreja”. Pedro teria fundado, em Roma, a primeira igreja. Foi assim que ganhou força a denominação Igreja católica, palavra de origem grega (kathólikós) que quer dizer universal.

Já no final do Império Romano após ser liberado o direito ao culto dos cristãos começou a se organizarem. Com a invasão dos povos bárbaros, muitos deles converteram-se ao catolicismo. Aos poucos foram ganhando poder e notoriedade, além de ser uma instituição organizada e letrada.


Dirigida pelos papas e bispos, formavam enormes feudos através de mosteiros e abadias que pareciam cidades. Grande parte do conhecimento era detida por ela assim como suas bibliotecas, sendo acusada pelos renascentistas como “Idade das Trevas”.

Os mercadores, que exerciam uma grande atividade comercial na Baixa Idade (séculos XI ao XV), foram rejeitados pela Igreja e pela moral cristã. Esses profissionais seriam condenados a viver em pecado, por causa dos seus negócios e o desejo de ganha/lucrar. Os argumentos utilizados estavam nas Sagradas Escrituras: “Se vós só emprestais àqueles de quem esperais restituição, que mérito tendes? Porque os pecadores emprestam aos pecadores com o fim de receberem o equivalente [...] Emprestai sem nada esperar em troca e a vossa recompensa será grande”. (Lucas, capítulo VI, versículo 34-35, Novo Testamento).

Para São Tomás de Aquino, o que se vende pela prática do juro é algo que não pertence ao homem, mas a Deus: o próprio tempo. O fato de o dinheiro obtido pelos juros, não ter trabalhado para consegui-los, classifica-se pela Igreja como usura. Para a mentalidade cristã, o que advém do suor do trabalho não deveria ser valorizado.

A usura não tinha um único significado em todas as situações, e algumas práticas eram mais condenáveis do que outras. Em geral, é usura todo o contrato em que seja necessário o pagamento de juros. Isso já configurava sede de lucro. Nesse sentido, os mercadores-banqueiros eram, por princípio, usurários, ou seja, eles cometiam a usura em todas as suas atividades. Muitos que se tornavam banqueiros não eram cristãos. Curioso que muitos judeus eram quem exerciam essas atividades.


Os cristãos que cometiam o pecado da usura deveriam prestar contas com a Igreja. Nisso aí, surgiriam os pagamentos como forma de perdoarem os seus pecados, ou também doações que ajudaram a erigir diversos templos medievais. Iniciava o que mais tarde seria chamado de venda de indulgências.

Referências:

Bíblia Sagrada.

Enem – Geografia e História. São Paulo: Edicase, 2019.
LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1980.

MAGALHÃES, Gustavo Celso de; HERMETO, Miriam. História - 7° ano. Ensino Fundamental II. Belo Horizonte: Editora Educacional, 2015.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental). 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015.


Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário