sábado, 13 de junho de 2020

A Guerra de Canudos


República Velha – Guerra de Canudos


A Guerra de Canudos

      No início do período republicano, várias pessoas participaram de movimentos que lutavam pro melhores condições de vida. Esses movimentos ocorreram tanto nas cidades como no campo. Uma estiagem prolongada dificultou os agricultores e principalmente a população que habitava o interior e  nordeste brasileiro.

     O messianismo, crença em um salvador para os problemas da população principalmente aquelas desassistidas, foi bastante comum. Utilizava-se da esperança de um povo tão sofredor, ainda mais o sertanejo. Um desses messiânicos que ganhou destaque foi Antônio Conselheiro (1830-1897).


       Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, era um fanático religioso, beato da Igreja Católica. Pregava uma vida melhor para aqueles que o seguiam. Em 1876 o jornal O Rabudo o chamava de “homem santo”, tamanha era a impressão que muitos tinham por ele, chamando-o de “bom santo” e até mesmo “profeta” enviado por Deus. Suas críticas baseavam-se principalmente contra o governo republicano, ainda mais os alto impostos que eram cobrados.

   Em 1893, seus habitantes organizaram uma sociedade comunitária, na qual as leis seriam baseadas nas palavras da Bíblia, a margem norte do Rio Vaza-Barris, num pequeno arraial chamado Canudos. O local seria batizado de Bello Monte. Seus habitantes plantavam feijão, milho, cana de açúcar e mandioca, além de criarem aves e cabritos. Antônio Conselheiro era como um administrador-geral da comunidade.

     A quantidade de pessoas que chegavam ao arraial passou a incomodar os latifundiários, já que muitos dos seus trabalhadores deixavam suas terras carecendo assim de mão de obra, assim como passavam a trabalhar para si próprio. Outra que se sentiu incomodada foi a Igreja Católica, pois perdiam seus fiéis todos os dias, mas sem deixarem de aprender a doutrina cristã. Em três anos de existência, 10 mil habitantes se aglomeravam em cassas simples feitas de barro.


Com o incômodo da elite, uma pequena expedição militar foi enviada e acabou sendo repelida. Assim também ocorreu com outras duas expedições militares enviadas pelo governo federal. A bravura dos sertanejos mostrou-se maior nessas ocasiões. Em 1897, foi enviada uma quarta expedição, com milhares de soldados de todo país e as melhores armas que o Exército possuía. Essa expedição dizimou o arraial de Canudos massacrando sua população. Dias antes, Antônio Conselheiro havia morrido devido a uma doença.

Referências:

Antônio Conselheiro, disponível em: https://acervo.estadao.com.br/noticias/personalidades,antonio-conselheiro,505,0.htm, acessado em 11 de junho de 2020.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

SCHENEEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de história: ensino fundamental. 1ª ed. São Paulo: Rideel, 2010.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário