quarta-feira, 12 de outubro de 2022

5 Importantes Fatos sobre o Irã

 5 Importantes Fatos sobre o Irã

O Irã é um país localizado no Oriente Médio. Durante a Antiguidade foi palco de diversas disputas, devido ao seu território fazer parte da Mesopotâmia. Os Assírios e Persas foram a base do que viria a se tornar Irã na modernidade. Durante a Idade Média foi ocupada pelos árabes que estavam em processo de expansão, promovendo a substituição gradual do zoroastrismo pelo islamismo.

Ao longo do tempo várias dinastias se revezaram no poder, mantendo a essência de que o governante e o mais alto líder religioso. Após ele vem o presidente, que deve ter como pré-requisito ser iraniano e xiita, além de ter seu nome aprovado pelo Conselho dos Guardiães. Alguns golpes ocorreram no século XX, apoiado pelos EUA e Reino Unido, sendo o segundo por todos aqueles contra a influência ocidental, instalando uma República Islâmica em 1979.

A seguir alguns fatos enganosos ou pouco lembrados sobre o Irã.

1   O Irã é a Pérsia, mas nem todo Iraniano é Persa

Até o ano de 1934, o Irã era chamado de Pérsia, apesar de ser localizado no centro da região onde estava o antigo Império da Antiguidade. Assim como não tem nenhuma relação com os árabes. Apesar da língua ser o persa, de origem indo-europeia, sua escrita sofreu influência dos árabes. Por volta de 60% da população é de etnia Persa, e o restante de diversas outras etnias dos povos vizinhos.

Irã vem de “ariano”

             Ao contrário do que pensam, o nome do Irã não tem nenhuma relação religiosa. Em 1934, o                    monarca Reza Shah Pahlavi pediu ao mundo que parasse de usar “Pérsia” e passarem a se referir           ao país como Iran. No antigo persa, airya (arianos) referia-se aos povos que colonizaram a região             que incluía o Irã e o norte da Índia. Segundo os historiadores, arianos são ancestrais dos persas e             curdos diferentemente do que pregava a ideologia nazista.

             3      Existiram Neonazistas no Irã

            Segundo os nazistas, os arianos eram povos indo-europeus que também chegaram à Europa.                   Enquanto nos países nórdicos se mantiveram puros, no Cáucaso se misturaram e “degeneraram”          explicações para os iranianos não serem brancos com cabelos e olhos claros. Apesar dessa história           ser irreal, alguns grupos no Irã eram simpáticos as ideias nazistas como a SUMKA, Partido                    Nacional Socialista dos Trabalhadores Iranianos, plágio do partido criado por Hitler na Alemanha,             assim como também utilizavam um símbolo parecido com a suástica.

          4  Persas dominaram a Monarquia

    A monarquia Pahlavi que foi derrubada pelo golpe de 1979, era persa e tentava impor a sua                identidade. Acusada de financiar o SUMKA, o monarca privilegiou a religião zoroastrista do           antigo Império Persa e permitia liberdade a população urbana para frequentar discotecas e as          mulheres usaram biquínis na praia. Já os habitantes do interior eram mais conservadores. Após o       golpe, deixam de existir a monarquia e é instaurado a teocracia.

   5   Radicais Sunitas destroem monumentos; Radicais Xiitas prezam por eles

     O Irã segue a orientação Xiita influenciando habitantes de outros países. A divisão em Sunitas e     Xiita após a sucessão de Maomé causam diversas diferenças entre eles. O culto a imagens de            estátuas humanas e animais pelos sunitas são consideradas idolatria, enquanto os xiitas são                tolerantes. Lembrando que os sunitas radicais inspiraram grupos terroristas como a Al Qaeda e o    Estado Islâmico. Por isso destruíram monumentos na Síria e Afeganistão enquanto os Xiitas                 protegem dos atos de vandalismo.

 

Referência:

https://flashback.blogfolha.uol.com.br/2020/01/09/ira-arianos-5-fatos/

 

Fred Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário