sábado, 29 de outubro de 2022

Conheça mais à História - A criação da ONU

                                                        A criação da ONU

             Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a Carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).

              O objetivo do organismo era manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver a cooperação entre os povos, buscando soluções para problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários, e promover o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Criada em substituição à Liga das Nações, tinha por fundamento a igualdade entre todos os países-membros. Porém, prevaleceu o predomínio das grandes potências.

            O Conselho de Segurança da ONU é atualmente comporto de cinco membros permanentes e dez eleitos de dois em dois anos. Os países permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China. Cada um desses Estados tem o direito de veto, isto é, de anular qualquer decisão do Conselho, o que lhes garante a supremacia sobre as decisões.

Referências:

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 9° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 167.

 

Fred Costa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário