sábado, 22 de outubro de 2022

Conheça mais à História - A tragédia de Hiroshima

                                                   A tragédia de Hiroshima

             A bomba que destruiu Hiroshima foi lançada pelo avião Enola Gay e detonada a 500 metros de altitude, liberando uma energia equivalente a 20 mil toneladas de dinamite. O calor no centro da explosão foi tão intenso que queimou tudo num raio de um quilômetro, transformando os metais em gases, as construções em pó e os seres humanos em cinzas.

          Depois do calor veio o deslocamento de ar, varrendo tudo ao seu redor, com a força de um furacão soprando a mais de 800 quilômetros por hora. Formou-se um círculo de três quilômetros em que tudo foi reduzido a escombros. Minutos depois da explosão começou a cair uma chuva estranha, com gotas grandes e negras. A seguir, um vendaval arrancou as árvores e tudo que estivesse no caminho. Boa parte da cidade foi destruída, mais de 100 mil pessoas morreram e milhares foram mutilados pela radiação.

            Três dias depois, outra bomba atômica foi lançada pelos estadunidenses, agora sobre Nagasáqui, de efeito igualmente terrível.

 

Referências:

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 9° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 162.

 

Fred Costa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário