domingo, 23 de outubro de 2022

Conheça mais à História - A política da boa vizinhança

                                                A política da boa vizinhança

            Desde o final do século XIX, os Estados Unidos costumavam intervir militarmente nos países da América Central e do Sul, desagradando os governos locais. No início dos anos 1930, porém, com o aumento das tensões que levariam à Segunda Guerra Mundial, o governo Roosevelt firmou um acordo com os países vizinhos prometendo o fim do intervencionismo estadunidense.

            Sua intenção era cultivar a amizade da América Latina e conseguir aliados, além de garantir os interesses estadunidenses na região. Uma série de programas de intercâmbio técnico e cultural foi montada com os países do continente, além de um sistema de auxílio para seu desenvolvimento. Esse conjunto de medidas, conhecido como “política da boa vizinhança”, criou importantes vínculos entre os Estados Unidos e os governos latino-americanos, que se ampliaram durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

 

Referências:

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 9° ano. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015. p. 165.

 

Fred Costa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário