As diferentes visões sobre os Bandeirantes
Você vai ler dois textos de
historiadores que apresentam interpretações diferentes sobre os bandeirantes.
Texto
1
[...]
Os
primeiros bandeirantes, portanto, não há dúvidas de que deram provas de grande
coragem. E deve notar-se que em regra as bandeiras se compunham de mamelucos e
índios mansos. Raramente iam a tais aventuras portugueses reinóis. E, pois,
aquela casta nova, formada de sangues tão diferentes, se mostrou capaz de
grandes façanhas. Conserva-se em nossas tradições uma idéia do tipo do
bandeirante largo chapéu de palha desabado para trás, um ponche às costas e um
saco de roupas, a tiracolo o chumbeiro e o polvarinho, ao ombro a espingarda, à
cinta o facão; quase sempre barbas e cabelos crescidos: eis a figura daqueles
novos cruzados.
POMBO, Rocha. História de São Paulo: resumo didático.
São Paulo: Melhoramentos, 1918. p. 71,
74-76
Texto
2
[...]
A historiografia do bandeirismo se apropriou desse elemento [o mestiço],
apresentando-o com cores novas: não mais como o resultado de ligações
ilegítimas, não mais como o fruto da deterioração dos costumes, como era
apresentado na denúncia dos padres e bispos do período colonial, mas como um
homem novo, nem europeu nem índio e sim a mistura de ambos (o mameluco). Este é
pinçado da categoria da escória da sociedade, onde jazia até então, e alçado à
condição de herói.
[...]
Ao
resgatar o mameluco e transformá-lo num ser de características excepcionais,
membro da “raça de gigantes”, a historiografia do bandeirismo resgatava grande
parte da população brasileira, composta de vários tipos de mestiços. Além
disso, resolvia um impasse que havia atormentado a intelectualidade brasileira
do século XIX, que era: como tornar desenvolvido um país povoado por mestiços e
que havia sido colonizado por degregados? A miscigenação era transformada de
entrave em vantagem.
VOLPATO, Luiza. Entradas e bandeiras. São Paulo: Global,
1985. v. 2. p. 17-19. (História popular)
Referência:
POMBO,
Rocha. História de São Paulo: resumo didático. São Paulo:
Melhoramentos, 1918.
VICENTINO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno.Projeto
mosaico: história – anos finais (ensino fundamental), 7° ano. 1ª ed. São Paulo:
Scipione, 2015. p. 257.
VOLPATO,
Luiza. Entradas e bandeiras. São
Paulo: Global, 1985.
Fred Costa
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