terça-feira, 28 de julho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Arquelau de Atenas

Arquelau, conhecido por Arquelau de Atenas tem seu local de nascimento impreciso, podendo ser em Atenas ou Mileto. Sua data de nascimento também é imprecisa, podendo ser no século V a. C., já sua morte não se sabe.

 Arquelau foi discípulo de Anaxágoras, e a tradição o apresenta como mestre de Sócrates. Além de seguir a linha de pensamento dos filósfos da Escola Jônica, defendia a filosofia da natureza e também defendeu a moral. Foi o primeiro filósofo a ensinar em Atenas. Algumas citações dizem que ensinou em Lâmpsaco, junto com Anaxágoras. Procurou explicar a formação da Terra e a ciação de animais e humanos a partir do princípio do Movimento era a separação do quente e do frio. Dizia que a Terra era plana e o sol deveria nascer e levantar-se em todos os lugares ao mesmo tempo. Para ele, o Sol era a maior das estrelas.

Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Anaxágoras de Clazômenas

Natural de Clazômenas, na Jônia (Ásia Menor), Anaxágoras nasceu por em cerca de 500 a. C.e faleceu em 428 a. C.
 
Anaxágoras passou uns trinta anos em Atenas, fundando a primeira escola filosófica dessa cidade, contribuindo para a expansão da filosofia. Sob os auspícios de Péricles, seu protetor e discípulo. Em 431 foi acusado de impiedade por negar a divindade do Sol (para ele, uma pedra incandescente) e da Lua (para ele, tinha sido um pedaço da Terra que se desprendeu). Muitos dos seus contemporâneos consideravam a Lua um deus, por isso suas ideias não foram aceitas. Segundo parece, Anaxágoras foi encarcerado mas conseguiu fugir, refugiando-se em Lâmpsaco (Jônia), onde fundou outra escola.
 
 
Mereceu alto estima dos lampsacenses, que cunharam moedas com sua efígie e puseram elogioso epitáfio em seu túmulo.
 
Os tratados (um de perspectiva, outro sobre a quadratura do círculo, e um livro de problemas) atribuídos por autores tardios a Anaxágoras não parecem obras genuínas suas. Suas ideias tentavam conciliar a existência do múltiplo frente a crítica de Parmênides e sua escola, conhecida por Eleatas. Sobre a Natureza, de que nos restam uns vinte fragmentos, parece ter sido um tratado pequeno, dando-nos porém toda a base do sistema de Anaxágoras, que gozou de grande reputação como físico, matemático, astrônomo e meteorologista. Anaxágoras foi o filósofo Pré-Socrático que deu origem a maior número de discussões ou a interpretações as mais variadas.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.
 
 

 
 
 

domingo, 19 de julho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Heráclito de Éfeso

Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade). Nasceu no ano de 540 a. C. e teria falecido em 470 a. C.
 
 
Seu caráter altivo, misantrópico (viveu isolado no templo de Ártemis) e melancólico ficou proverbial em toda a Antiguidade. Desprezava a plebe. recusou-se sempre a intervir na política, orgulhoso por não se relacionar e ser simpático com outras pessoas. Manifestou desprezo pelos antigos poetas e filósofos de seu tempo e até contra a religião. Diziam que se isolava para que ninguém o importunasse.
Sem ter tido mestre, Heráclito escreveu o livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto Jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. Quando criança, afirmava não saber de nada. Já adulto, dizia saber de tudo.
Heráclito é considerado o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira". Para ele, o fogo é a essência de toda a existência.
 
 
Nos últimos anos de sua vida, se isolou nas montanhas, comendo apenas plantas. Ao adoecer, teve de voltar para a cidade, mas expulsou os médicos, não querendo ser atendido por eles. Ao procurar um curandeiro, foi aconselhado a enterrar-se em esterco, onde devido ao calor, faria evaporar a água do seu corpo, o que acabou causando a sua morte.

Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Anaxímenes de Mileto

Anaxímenes de Mileto, foi discípulo e continuador de Anaximandro, também pertencente a Escola Jônica. Seu nascimento foi cerca de 585 a. C. e morreu por volta de 528/5 a. C.
 
 
Escreveu sua obra, Sobre a Natureza, também em prosa, mas que esta perdida. Sabemos sobre sua obra através do historiador Diógenes. Foi o primeiro a analisar geometricamente aspectos das sombras para medir as partes e divisões do dia, chegando a desenhar um relógio de sol. Acreditava ser o Ar o princípio que originava todas as coisas do universo (arché). Pensava que através do processo de condensação, o Ar se transformava em objetos líquidos e sólidos. E através da rarefação o Ar se transformava em oxigênio, ventos, gases e fogo.
Dedicou-se especialmente a metereologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe luz do Sol. Sua teoria era uma continuidade de Anaximandro, sobre o movimento do Sol, onde se escondia no horizonte.
Os antigos consideravam Anaxímenes a figura principal da escola de Mileto.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.
 
 
 

domingo, 28 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Anaximandro de Mileto

Aximandro, concidadão, discípulo e sucessor de Tales de Mileto, nasceu na Grécia em 610 a. C. e faleceu em 547 a. C.


Anaximandro de Milet foi Geógrafo, matemático, astrônomo e político que pertenceu a Escola Jônica. De sua vida praticamente nada se sabe. Em compensação, os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro, intitulado "Sobre a Natureza", tido pelos gregos como a primeira obra filosófica no seu idioma. Infelizmente o livro se perdeu, restando-nos apenas fragmentos e notícias de filósofos e escritores posteriores.
 
 
Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, que poderia ser representado da seguinte maneira:
 
Anaximandro explicava que a roda girava e o Sol também, explicando o seu movimento em torno da Terra. De acordo com a sua teoria o Sol ao invés de pôr no horizonte, seria tampado por grandes elevações ao norte.
 
 
Também é atribuído a esse filósofo Pré-Socrático a introdução do uso do Gnômon, nada mais do que um relógio solar.
 
Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Para ele o Universo era infinito. Acreditava que um infino número de mundos existiram antes do nosso, e após a sua existência se dissolveram na matéria primordial denominada por "a-peiron", criando novos mundos. Também fez medições de distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
Não acreditava na existência de nenhum Deus, para ele todos os ciclos, evolução e destruição eram devido a fenômenos naturais. Tudo o que nasce um dia vai morrer. Tudo que é quente um dia esfria. Tudo o que é grande pode ser quebrado em pedaços menores. Fogo pode ser combatido com água, e como resultado, fogo e água deixam de existir. Afirmava que o mundo é composto por contrários, e o tempo é o juiz permitindo ora a existência de um ou outro.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica - Tales de Mileto

Tales, de ascendência Fenícia, nasceu em Mileto (Jônia), colônia grega, na Ásia Menor, onde atualmente é a Turquia. Provavelmente nasceu em 625/624 a. C. e teria falecido também provavelmente em 558 a. C.
 
 
Segundo a tradição, Tales é o primeiro físico grego ou investigador das coisas da natureza como um todo. De suas ideias, no entanto, pouco se conhece; nem há certeza de que tenha escrito um livro. Também não se conhecem fragmentos seus, a não ser sobre o que é apontado por outros filósofos sobre sua filosofia.
Foi o fundador da Escola Jônica, acreditando ser a água a origem de todas as coisas, embora seus díscipulos Anaxímenes e Anaximandro discordassem. Foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao explicar que a Lua é iluminada pelo Sol.
Foi quem iniciou a tentativa de buscar a explicação do princípio único da explicação do mundo, contribuindo para o desenvolvimento da filosofia e seus argumentos Buscava a verdade da vida na natureza, considerado como defensor do naturalismo.
Tales também era matemático, sendo atribuído a ele algumas descobertas geométricas e comerciante já que a Jônia era um grande centro mercantista.


Tales foi o primeiro filósofo de que se tem notícia, quem pensou racionamente as explicações do mundo e não atribuindo qualquer explicação aos deuses. Alguns o denominam como o pai da filosofia, sendo que a filosofia clássica tem como Sócrates o pai da filosofia. Talvez devemos dar a Tales a parternidade do pensamento que busca respostas de todas as coisas a partir de um único princípio.

Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.

domingo, 21 de junho de 2015

Pré-Socráticos: Escola Jônica

A Escola Jônica, surgida na Ásia Menor, localizada na cidade de Mileto, floresceu no século VI e V a. C. Era uma rota do comércio, tendo contato com diversos povos da antiguidade.


A Escola Jônica tinha como principais filósofos Tales de Mileto, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito, Anáxagoras, Arquelau e Diógenes de Apolônia.
 
 
Os Jônicos foram que iniciaram a reflexão filosófica na Grécia. Essa escola é caracterizada por refletir a partir da observação da natureza. Ao contrário de antes, que explicavam tudo através dos mitos. Enxergavam o homem como parte ou elemento da natureza, não como centro de um problema específico.
Eles acreditavam que uma única substância constituía o ser e que seria a origem e o princípio de tudo. Daí o céu poderia ter sido originado de uma substância semelhante a da Terra. Pensavam que a vida teria sua origem na água, e que devido a constante evaporação a água dos oceanos secariam um dia.
Os Jônicos, tinham em seu modo de explicar a realidade natural a partir dela mesma sem nenhuma referência sobrenatural ou misterioso. Afirmavam que a união ou distinção entre matéria e espírito, ou a matéria animada por um espírito formando uma unidade inseparável.
Tales de Mileto é o fundador e inspirador da Escola Jônica, seguido pelos outros filósofos, seus discípulos. Cada filósofo pertencente a essa escola traçará uma linha de pensamento contribuindo ou até mesmo divergente.
 
Fonte: Os Pensadores. Pré-Socráticos. Editora Nova Cultural.