domingo, 7 de junho de 2020

Aspectos culturais na República Velha


República Velha


Aspectos culturais na República Velha

      A partir do século XX, politicamente o Brasil era governado pelos estados de São Paulo e Minas Gerais (República do café com leite), sendo que esse assunto já foi tratado nesse blog (clique AQUI). A maior parte da população se concentrava no litoral, onde havia as cidades mais populosas e a capital que era o Rio de Janeiro. Já o interior representava ainda o atraso, falta de tecnologia, energia elétrica e um meio rural, “caipira” como diziam alguns.

      As contradições sociais no país eram gritantes. Enquanto as elites agrárias lutavam pela manutenção do seu poder e influência sobre o governo central, as classes populares foram totalmente excluídas da participação política. A maioria da população vivia em condições difíceis e enfrentava problemas como falta de moradia e de trabalho.


      A miscigenação ocorrida no Brasil desde o período colonial possibilitou um mix cultural muito grande. O legado deixado pelos escravos ficou marcado na música com o samba, o maxixe e o choro, ganhando público e simpatizantes. Nas cidades, as chamadas casas das tias, vários negros se reuniam em festas que ganharam o nome de “samba”. Havia os cordões, pessoas que saíam as ruas cantando e dançando dando início às escolas de sambas.

       Já no interior percebemos muitas festas religiosas e mais simples do que nas cidades. Apesar de que as “quermesses” eram os locais de reuniões da população rural, aproveitando desses momentos para dançarem e festejarem. A viola, instrumento utilizado pelas pessoas simples, cantando canções que falavam da vida no campo, histórias de vida e da beleza da natureza. As chamadas “modinhas”, pelo cantando arrastado, muitas vezes em duas vozes fazia parte da cultura popular brasileira.

Referências:

A cultura do Brasil no período da República Velha, disponível em https://escolakids.uol.com.br/historia/a-cultura-do-brasil-no-periodo-da-republica-velha.htm, acessado em 06 de junho de 2020.

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.


Fred Costa


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