sexta-feira, 31 de julho de 2020

A Revolução de 1930


República Velha – Revolução de 1930


A Revolução de 1930

      A Revolução de 1930 é considerada uma transição da República Velha para a Era Vargas. Deixava-se de lado um período em que as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezaram no poder dominando o processo político e defendendo os seus interesses econômicos (para saber mais clique aqui). A sociedade também passou por transformações, haja vista que vários setores da sociedade passaram a ocupar espaços que não haviam tido antes.

     Todo esse processo de transformação iniciou na sucessão presidencial de 1929, ocorrendo um desentendimento político entre as oligarquias paulista e mineira. Os mineiros esperavam a indicação de seu governador, Antônio Marcos, porém o presidente Washington Luís indicou Júlio Prestes, governador de São Paulo, como candidato oficial. Diante dessa situação, a oligarquia política de Minas Gerais aliou-se à do Rio Grande do Sul e à da Paraíba, formando a Aliança Liberal. Essa aliança lançou a candidatura oposicionista do rio-grandense Getúlio Vargas, para presidente, e do paraibano João Pessoa, para vice-presidente.


   Esse grupo oposicionista recebeu o apoio de militares remanescentes do movimento tenentista, além de conseguir a simpatia de setores populares urbanos. Em São Paulo, a Aliança Liberal se fortaleceu com o apoio do Partido Democrático, que tinha sido criado em 1926. Um racha político muito grande foi criado nessas eleições, levando a rupturas antes não vistas.

    Apesar da boa campanha da Aliança Liberal, o governo, que detinha o controle da máquina eleitoral, garantiu que Júlio Prestes vencesse as eleições. A vitória do candidato oficial, porém, veio acompanhada de protestos. Os militares oposicionistas começaram a planejar um golpe contra o governo, mas os líderes da Aliança Liberal não queriam recorrer às armas. Em julho de 1930, no entanto, João Pessoa foi assassinado, e esse crime foi utilizado politicamente pelos líderes da Aliança Liberal, causando grande indignação popular e servindo de justificativa para o golpe de Estado.

     As tropas rebeldes começaram a se movimentarem em 3 de outubro. No dia 23 do mesmo mês os rebeldes já ocupavam a capital federal. Houve luta em alguns pontos do país, como em Minas Gerais, no Pará e no Rio Grande do Sul. Esperava-se resistência maior em São Paulo, o que não ocorreu por causa da superioridade dos revoltosos.


      A Revolução de 1930, como foi denominada pelos seus idealizadores, saiu vitoriosa. O presidente Washington Luís foi deposto e em 3 de novembro, Getúlio Vargas assumiu a presidência do Governo Provisório. A Constituição seria anulada pelo novo presidente, iniciando transformações sociais, políticas e econômicas, iniciando o que convém se chamar: Era Vargas.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: história – anos finais (ensino fundamental). 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário