quarta-feira, 15 de julho de 2020

Aspectos econômicos do Governo Militar


Governo Militar – Economia


Aspectos econômicos do Governo Militar

        De 1964 até 1985 o Brasil passou por um período conhecido por Governo Militar. Durante esses mais de vinte anos, presidentes militares se revezaram no poder, sendo eleitos indiretamente. Na política houveram perseguições a políticos opositores (esse tema já foi abordado nesse blog, podendo ser visualizado aqui), e na economia por um período demonstrou ter prosperidade seguido de uma crise inflacionária.

  Nos governos militares, o Brasil alinhou-se completamente aos Estados Unidos e criou facilidades para a entrada do capital estrangeiro. À custa de empréstimos externos, foram realizadas obras públicas de grande vulto (Transamazônica, Hidrelétrica de Tucuruí, Usinas Nucleares de Angra 1 e 2 e Hidrelétrica de Itaipu). Na década de 1970 houve um período do aumento do PIB, fortalecendo o lema do Governo Médici que dizia: “é preciso fazer crescer o bolo para depois dividi-lo”.
           


  O empréstimo de capital estrangeiro levou ao aumento da dívida externa, com o pagamento de juros altíssimos. Assim, enquanto o país conquistava a posição de décima economia mundial, a qualidade de vida de boa parte de sua população continuava em níveis baixíssimos.

   Parte desse quadro foi agravada pela alta dos preços do petróleo em 1972, desencadeando uma crise internacional e trazendo sérios problemas para o Brasil, que importava, aproximadamente, 80% do petróleo e de seus derivados que consumia. Para contornar a situação, o governo Geisel estimulou o desenvolvimento do Programa Nacional do Álcool (Pró-Alcool), cujo objetivo era promover a utilização de uma fonte de energia alternativa ao petróleo.

     No governo Figueiredo, a inflação excedia a casa dos 250% ao ano. Greves e agitações políticas corriam por toda parte. Com a Lei da Anistia, diversos agentes políticos que retornaram para o Brasil, passaram a se movimentar na luta pela redemocratização, principalmente pelos movimentos da Diretas Já (para saber mais, clique aqui). O término do Governo Militar e sua crise econômica afetava todas as classes sociais, com as péssimas medidas econômicos desde congelamento de preços até os salários.


   Como a economia brasileira se endividou, o aumento da inflação na década de 1980 piorou mais ainda as condições de vida da população brasileira. Todos os recursos provenientes das exportações serviriam para pagar as parcelas e juros da dívida externa. Desse movo, chegava ao fim do “milagre econômico”. O resultado de tudo isso foi uma economia estagnada e endividada e o aumento da desigualdade social no país.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

VICENTIO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: história – anos finais (ensino fundamental). 3ª ed. São Paulo: Scipione, 2016.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário