domingo, 19 de julho de 2020

O surgimento do termo "Idade Média"


Idade Média


O Surgimento do termo “Idade Média”

   Desde a desagregação do Império Romano do Ocidente até o Renascimento passaram-se cerca de mil anos. Nesse período, aconteceram inúmeros eventos históricos importantes. Entre eles, destacaram-se a divisão do território romano em reinos bárbaros, a organização da vida em feudos e o crescente poder da Igreja católica.

     É importante lembrar que os termos “Idade Média” ou “tempos médios” só surgiram muito tempo depois (por volta do século XV) do período ao qual correspondem, assim como as divisões dos grandes períodos (a chamada periodização clássica da história ocidental).


  Não há consenso entre os historiadores sobre os eventos que demarcam o início e o fim da Idade Média. O mais importante, para nós, não é definir com exatidão os limites cronológicos dessa época. Existem várias características desse período histórico, como a vida interiorana, a dependência da terra para o sustento desses habitantes além da guerra santa e relação servil entre servos e senhores feudais.

    O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Durante o século XV, o humanismo renascentista dividiu o latim em três categorias: o latim clássico (aquele de Roma Antiga), o latim bárbaro (após a Roma Antiga) e o latim dos humanistas. O chamado latinitas media era o latim que fugia dos padrões da Antiguidade e que teria sido alterado pelos dialetos dos povos que ocuparam a Europa após o século V (povos germânicos). A expressão medievo surgiu deste latim e passou a designar o período entre os séculos V e XV.

    O termo “Idade Média” não se aplica a todos os povos do planeta, mas apensa àqueles que viviam na Europa ocidental, no território que fazia parte do Império Romano do Ocidente. Foi aí que se desenvolveu uma visão de mundo, um modo de agir e de se organizar que chamamos de “medieval”.


       A Idade Média é dividida em dois períodos. A Alta Idade Média (do século V ao século X). Nesse período, povos germânicos invadiram o Império Romano e formaram diversos reinos. O cristianismo se fortaleceu, ocorrendo também a lenda consolidação do feudalismo na Europa. Já a Baixa Idade Média (do século XI ao século XV), o sistema feudal entrou em crise, e houve uma revitalização das cidades e do comércio. Surgiu também a burguesia e as primeiras monarquias centralizadas na Europa. No final desse período, teve início a expansão marítima europeia.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 7° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: história (anos finais – ensino fundamental). 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário