terça-feira, 21 de julho de 2020

Como surgiu o Estado Novo?


Era Vargas – Estado Novo


Como surgiu o Estado Novo?

      Getúlio Vargas chegou ao poder através de uma Revolução apoiada pelo movimento tenentista, derrubando a “República dos Governadores” (para saber mais clique aqui). Foi instalado um governo provisório, que durou 4 anos apesar de iniciar vários transformações principalmente eleitorais, acabando com velhas práticas (esse assunto já foi abordado no blog, clique aqui).Após uma Assembleia Constituinte, Vargas foi eleito indiretamente para um mandato de quatro anos.

    Várias leis começaram a modernizar o país. Haveria transformações econômicas, com o aumento de indústrias e direitos para os trabalhadores. Já politicamente, dois grupos antagônicos (integralismo e comunismo) passam a se destacarem tanto em suas idéias como número de integrantes.


    Em 1935 um levante comunista nos quartéis brasileiros, fato esse conhecido por Intentona Comunista, tinha por objetivo tomar o poder com o apoio do exército. Porém foi mal sucedido, não obtendo o apoio prometido em alguns estados, sendo o foco principal nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro. Em poucos dias o movimento foi sufocado e os seus principais líderes presos. O governo ficava em alerta, diante de mais uma ameaça contra a ordem.

      O mandato de Getúlio Vargas terminaria em 1938, e enquanto as eleições presidenciais, prevista para janeiro do ano citado. Getúlio Vargas se empenhava em articulações políticas com militares da alta hierarquia do Exército buscando permanecer no poder.

     Em setembro de 1937, o governo anunciou a apreensão de um suposto plano para implantar o comunismo no Brasil, o Plano Cohen. Entre outras ações, o plano previa a realização de uma greve geral, manifestações populares, saques, incêndio de igrejas e até a morte de autoridades que se opusessem à insurreição. Segundo esse plano, judeus comunistas filiados a Internacional Socialista eram os mentores de todas essas ações. Em um dos seus trechos diziam:

XVIII – OS REFÉNS
No plano deverão figurar, como já foi dito atrás, os homens a serem eliminados e o pessoal encarregado dessa missão. Todavia, tão importantes quanto estes serão os reféns, que, em caso de fracasso parcial, servirão para colocar em choque as autoridades. Serão reféns: os Ministros de Estado, presidente do Supremo Tribunal, e os presidentes da Câmara e do Senado, bem como, nas demais cidades, duas ou três autoridades ou pessoas gradas.

     O Plano Cohen foi utilizado como propaganda política por Vargas para criar um clima de insegurança no país. Desse modo, utilizando como pretexto o combate ao comunismo, Vargas conseguiu o apoio de diversos setores conservadores da sociedade brasileira, oficiais generais, ampliando o seu poder e aplicando um golpe político com o apoio dos militares e de vários políticos influentes, dando início a um governo autoritário que ficou conhecido como Estado Novo.


    Somente oito anos depois, oficiais do Exército revelaram que Plano Cohen era uma fraude criada por Olímpio Mourão Filho – membro da Ação Integralista Brasileira – , para fortalecer o governo de Vargas e combater o comunismo.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

SILVA, Hélio. A ameaça vermelha: o plano Cohen. Rio Grande do Sul: LP%M, 1980.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário