quinta-feira, 9 de julho de 2020

Os Pelegos Sindicalistas


Era Vargas – Estado Novo


Os Pelegos Sindicalistas

    O Estado Novo foi o terceiro período da Era Vargas. Apesar de ter chegado ao poder de forma revolucionária, acabando com a Política dos Governadores (esse assunto já foi tratado nesse blog, clique aqui), tomou o poder mudando o sistema político, além das transformações econômicas. Porém o terceiro e último período assumiria características ditatoriais (se quiser saber mais clique aqui).

  Se o Estado Novo faria um controle social da população, as instituições também passariam por esse crivo. O uso da violência e da propaganda ideológica fez-se bastante presente para o presidente poder governar sem nenhuma oposição ao seu governo e embates políticos. Os trabalhadores foram grandes vítimas desse controle, já que os sindicatos eram controlados por pessoas conhecidas por “pelegos”.


       Pelego é uma pele que fica entre a cela e o animal. Mas se assumiu como gíria, que significaria capacho, uma pessoa dominada, persuadida a fazer algo contra a sua vontade. Durante a Era Vargas, esses sindicalistas passariam a ter esse apelido porque além de serem pessoas de confiança do governo e intermediavam as relações entre empresas e trabalhadores. Assim, a participação política dos trabalhadores acabava ocorrendo por meio de órgãos oficias do governo.

      Mas em seu governo, Getúlio Vargas criou em 1943 a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), unificando toda a legislação trabalhista existente no Brasil. Entre outros direitos, a CLT estabeleceu descanso semanal remunerado, férias, décimo terceiro salário, carteira de trabalho, licença-maternidade e aposentadoria. Após várias alterações, até hoje essas leis estão presentes atualmente.

       Com todas essas leis trabalhistas, os trabalhadores deixaram-se de se organizar, passando o Estado a ocupar tais cargos. Assim era mais fácil manipular os acordos garantindo uma harmonia entre empregados e patrões. Já que a propaganda oficial do governo era garantir um lide forte e querido por todos, os trabalhadores não seria um problema que pudesse arranhar a sua popularidade.
          

    Apesar de a CLT tenha beneficiado os trabalhadores trazendo mais leis, foi por meio de muita reivindicação que ocorreu a sua aprovação. Que ganhou o ônus de ter criado a CLT foi o Governo Vargas, ignorando a luta dos trabalhadores e de tantas outras leis criadas anteriormente. O seu prestígio com certeza foi aumentado, ganhando o apelido de “pai dos pobres” ou “protetor dos trabalhadores”.

Referências:

PELLEGRINI, Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 9° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: história (anos finais – ensino fundamental). 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2015.


Fred Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário