Idade Moderna – América
Espanhola
Administração da América Espanhola
Os espanhóis foram os primeiros
europeus a chegarem à América em 1492, descobrindo o Novo Mundo, como eles
disseram na época. Mas vários povos indígenas e civilizações bastante complexas
existiam na América, como os já extintos Maias, Incas e Astecas. Porém a
ambição dos espanhóis pelo ouro fizeram que fossem quase exterminados (esse
assunto já foi abordado pelo blog, clique aqui).
Para administrar as colônias, os
espanhóis criaram vice-reinos e capitanias. Dessa forma seria mais organizada a
sua exploração e teriam todo o controle dos recursos minerais. Muitos conquistadores
desejavam enriquecer rapidamente, sendo necessário barrá-los em sua ganância e
prejudicaria na arrecadação de impostos.
Para organizar a exploração de
riquezas nas terras conquistas, o governo espanhol dividiu o território em vice-reinos:
o da Nova Espanha, Nova Granada, Rio da Prata e do Peru. Havia também as
capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.
Para administrar os territórios
conquistados, o governo espanhol enviou vice-reis, que tinham amplos poderes
para governar. Esses governantes geralmente prestavam contas de suas atividades
ao Conselho das Índias, um órgão criado especialmente para resolver conflitos e
nomear autoridades para administrar as colônias.
Para auxiliar na administração,
havia as Audiencias, que eram
tribunais responsáveis pela aplicação da justiça. Além disso, as cidades
maiores tinham uma administração municipal, chamada Cabildo. Os membros desse órgão geralmente eram grandes
proprietários de terras e comerciantes bem-sucedidos.
Os Cabildos tinham como participantes os chapetones (funcionários e colonos
nascidos na Espanha) quanto os criollos
(colonos hispânicos nascidos na América). Os chapetones constituíam a camada
mais privilegiada da sociedade colonial e usufruíam dos altos cargos da
administração. Anos mais tarde essa divisão social entre chapetones e criollos racharia a sociedade na busca pelo
poder, culminando com a independência das colônias espanholas.
Referências:
PELLEGRINI,
Nelson; DIA, Adriano; GRINBERG, Keila. Vontade
de saber história, 7° ano. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2015.
VICENTIO,
Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto
Mosaico: história – anos finais (ensino fundamental). 3ª ed. São Paulo:
Scipione, 2016.
Fred Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário